PROVA DE ESPECIALISTA EM MEDICINA NUCLEAR (SBMN): O QUE VOCÊ DEVE SABER HOJE?
Cada vez mais existem médicos interessados em fazer a prova de especialista em medicina nuclear. Isso se justifica porque essa é uma especialidade que se desenvolve cada vez mais.
Novos equipamentos e radiofármacos têm demonstrado potencial para diagnosticar e tratar diversas doenças. Sendo assim, é fundamental que os especialistas da área demonstrem conhecimento amplo e atualizado para o bom exercício da profissão.
A medicina nuclear utiliza métodos seguros, indolores e não invasivos para empregar materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Usam-se quantidades mínimas de substâncias radioativas como ferramenta para observar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos, realizando imagens diagnósticas e também tratamentos.
Para que você saiba mais sobre a prova de especialista em medicina nuclear, listamos as dúvidas mais comuns acerca do tema e as respondemos. Confira!
O que é a prova de especialista em medicina nuclear?
A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) é uma entidade que tem o objetivo de estimular e regulamentar o progresso da Medicina Nuclear em nosso país.
Entre as atividades da SBMN está a realização de uma prova anual, em que os médicos interessados em trabalhar na área nuclear deverão se inscrever. Os profissionais aprovados na prova receberão o título de Especialista em Medicina Nuclear.
Vale destacar que o título dado pela SBMN é reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Comitê Nacional de Residência Médica (CNRM).
Entre outros benefícios, o profissional especialista nessa área pode assumir a responsabilidade técnica de um Serviço de Medicina Nuclear, podendo galgar postos mais altos em sua carreira profissional.
Quais são os requisitos para realizá-la?
A prova pode ser realizada por qualquer profissional, sócio ou não sócio da SBMN, que apresentar a documentação completa exigida. De acordo com o mais recente edital do exame, é necessário que os candidatos apresentem:
- Ficha de inscrição preenchida;
- Foto 3X4;
- Cópia autenticada da carteira profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado onde o profissional atua;
- Curriculum vitae ou curriculum lattes resumido;
- Cópias autenticadas do comprovante de conclusão de Programa de Residência Médica reconhecido pelo CNRM.
Profissionais que estiverem cursando o terceiro e último ano da Residência Médica também podem fazer a prova. Nesse caso, é preciso apresentar um papel timbrado pela instituição, contendo uma declaração do coordenador responsável ou supervisor do programa, com firma reconhecida em cartório.
Quem for sócio da SBMN e a AMB pode obter descontos na taxa de inscrição da prova. Para isso, junto à documentação, é necessário enviar uma declaração de adimplência com as entidades.
Como se preparar para a prova?
O primeiro passo a ser dado é realização da inscrição para a prova. Isso pode ser feito exclusivamente pelo site da SBMN. O valor da taxa de inscrição é variável por sócio e não sócio. Os sócios em dia com as suas contribuições tem desconto no valor da inscrição da prova e os não sócios ou inadimplentes pagam mais.
Depois disso, é recomendado que se observe o edital com cuidado, para verificar todos os requisitos cobrados e os conteúdos que serão abordados na prova. Assim, é possível se preparar e garantir uma boa pontuação ao desenvolver o exame.
Vale lembrar que a prova é realizada apenas em São Paulo, por isso, é importante se organizar bem em relação ao translado, transporte e estadia, caso você seja de outra cidade. Assim, estará descansado e terá conforto no dia da prova.
Como é organizada a prova de especialista em medicina nuclear?
As provas são anuais em datas compostas por três etapas. Todas elas são realizadas exclusivamente na cidade de São Paulo. Isso quer dizer que profissionais que moram em outras localidades devem se dirigir à capital paulista para a realização do exame.
As etapas da prova são as seguintes:
- Primeira etapa: prova escrita objetiva composta por testes de múltipla escolha;
- Segunda etapa: prova escrita objetiva composta por testes de múltipla escolha e por questões discursivas, aplicada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN);
- Terceira etapa: prova teórico-prática geral.
Todas as questões do exame são elaboradas pelo Departamento Científico e pela Comissão de Prova e Título de Especialista da SBMN e por membros da CNEN.
O mesmo departamento é o responsável pela correção do exame e divulgação dos resultados em edital.
Qual é o passo a passo para fazer a prova?
Conforme já mencionamos, a prova é realizada em três etapas eliminatórias. Assim sendo, no primeiro dia, é aplicado uma prova teórica geral, na qual o candidato deverá demonstrar os seus conhecimentos gerais na medicina.
No segundo dia é aplicada a prova teórica da CNEN e, em seguida, a prova teórico-prática de Clínica voltado para a medicina nuclear.
Para aprovação, será exigido que o candidato atinja, no mínimo, a média 6 em relação às provas de clínica e física. Além disso, é obrigatório que se tenha atingido pelo menos a nota 5 em cada prova.
Vale destacar que o candidato pode levar uma calculadora para usar no dia da prova. Porém, não são permitidos o uso de celulares, tablets e qualquer outro dispositivo eletrônico durante as provas.
Como está o mercado de trabalho para a área de medicina nuclear?
No Brasil, a medicina nuclear está presente em cerca de 436 serviços, entre clínicas, hospitais e centros de pesquisa. Nos últimos anos mais de 30 milhões de procedimentos foram realizados com essa segurança, conforme dados da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Por isso, a obtenção do Título de Especialista em Medicina Nuclear representa a conquista do reconhecimento oficial da formação e habilitação especializada do médico. Quem obter tal titulação poderá desenvolver atividades nessa área e conquistar um bom posicionamento profissional.
Além disso, a Medicina Nuclear é uma área inovadora e que pode trazer muitos benefícios para a carreira dos profissionais que a seguirem. A demanda por especialistas no setor crescer muito e é possível ter bons resultados na recuperação e tratamento de pacientes.
Você já pensou em fazer a prova de especialista em medicina nuclear da SBMN? Esperamos que suas dúvidas sobre o tema possam ter sido sanadas e que você possa considerar fazer esse exame, que é tão importante para dar os primeiros passos em uma carreira promissora.
Assine a nossa newsletter e receba sempre informações interessantes no seu e-mail. Temos a certeza de que você gostará dos conteúdos que enviamos.
Serviços que garantem a segurança de sua clínica ou hospital
(11) 99263-6705
(21) 97511-7501
Telefones
(11) 3136-0207 (São Paulo)
(21) 3005-2329 (Rio de Janeiro)
(91) 4040-4483 (Belém)
© 2022. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por PENTAXIAL